Clube

Resumo Histórico do AFIS/Ovar

Na sequência da união de três grupos de amigos que ao domingo praticavam atletismo e com o objectivo de participarem em corridas organizadas, forma-se, em 5 de Outubro de 1978, o AFIS/Ovar.

 

No local de partida para mais um treino, ganha corpo a proposta do nome de AFIS/Ovar – Atletas Fim de Semana, por parte de um atleta, levando em consideração o dia da semana em que se realizava o encontro habitual.

 

Entretanto o grupo de praticantes foi aumentando em quantidade e em qualidade, o que fez com que os convites para participação do clube em eventos desportivos surgissem de todo o lado.

 

Em 1987, são aprovados os estatutos e é oficializado o clube com a elaboração da sua escritura no cartório notarial de Ovar.

Em 1989, é organizada a primeira meia-maratona “Cidade de Ovar”, tendo sido considerada pela comunicação social como uma das melhores do país.

Mais tarde a meia-maratona “Cidade de Ovar” é considerada como o melhor evento desportivo do Concelho de Ovar, tendo-lhe sido atribuído o troféu Neptuno na gala realizada pelo Jornal de Ovar.

Em 12 de Setembro de 1991, o clube é inscrito como CCD do Inatel e a partir daí começou a participar em provas deste organismo, obtendo vários títulos nacionais e regionais, de fundo e meio-fundo, colectiva e individualmente.

 

É responsável pela formação de jovens praticantes, tendo conseguido bons resultados desportivos de nível nacional e regional.

É filiado na Associação de Atletismo de Aveiro, Federação Portuguesa de Atletismo, Federação Portuguesa de Orientação e Inatel.

Colabora com instituições públicas e privadas, sempre que solicitado.

 

Em 15 de Janeiro de 2003, é considerado colectividade com estatuto de utilidade pública.

Em 2004, o Afis/Ovar é homenageado pela Câmara Municipal de Ovar, tendo-lhe sido atribuída a medalha de bronze de mérito desportivo.

Em 2006, é considerado membro honorário da Associação de Atletismo de Aveiro.

Orgãos Sociais

Assembleia Geral

 

Presidente: António Santos

Vice-Presidente: João António Tavares

Secretário: José Fernandes

 

 

Conselho Fiscal

 

Presidente: José Tavares Elvas

1º Secretário: José André Cruz

2º Secretário: António Vieira

 

 

Direção

 

Presidente: Luís Gama

Vice-Presidente: Manuel Ramos

1º Secretário: Ricardo Polónia

2º Secretário: Arlindo Fião

Tesoureira: Carla Mendes

Vogal: Mário Basílio

Vogal: José Amaro

Vogal: Carlos Campos

Vogal: Manuel Viana

Copyright © 2017 AFIS/Ovar - Todos os Direitos Reservados

Webdesign by MDigital Agency