Notícias
03
01
2013

Entrevista ao Presidente do AFIS/OVAR

Por AFIS/Ovar 0

“Luís Gama (AFIS): «Gestão rigorosa manterá a chama do nosso clube acesa»

Em vésperas do primeiro banho do ano, uma iniciativa que marca a cidade em cada Ano Novo, fomos ouvir Luís António Gama, presidente do clube Afis de Ovar.

O AFIS assinalou recentemente 34 anos de vida. Como antevê o futuro do clube?
Com segurança e estabilidade. Se formos seguros nas nossas decisões garantimos a estabilidade para um futuro sem fim.
Todas as nossas decisões são tomadas tendo sempre em consideração a segurança e a sua estabilidade.
No que se refere ao aspeto desportivo a manutenção e a captação de atletas de formação é uma prioridade que temos sempre presente, pois estes jovens serão a garantia do futuro.
Ao nível da direção, a entrada de pessoas mais novas com ideias diferentes será também um exemplo desse nosso caminho.
Certos de que não se aproximam dias fáceis, vivemos de subsídios e de apoios publicitários, como tal estamos cientes das dificuldades, mas estamos convictos que a gestão rigorosa que sempre tivemos e que continuará, manterá a chama que simboliza o nosso clube acesa.

Quando terminar este mandato, tenciona candidatar-se para continuar a liderar este projeto?
Será certamente uma forte possibilidade, existem ideias que gostava de concluir, no entanto ainda tenho mais um ano de mandato e por outro lado existe nos sócios do AFIS pessoas que certamente reunirão condições para continuar o projeto.

As mudanças introduzidas em termos organizativos na Meia Maratona, deram os resultados esperados?
A mudança com maior impacto foi a alteração da data e não foi com o objetivo de obtenção de melhores resultados, no entanto em termos organizativos e para nós que não somos profissionais, o facto de termos o sábado permite-nos outra liberdade de tempo.
Estou convicto que em termos de numero de participantes a alteração para o Domingo será num futuro muito breve uma mais valia e certamente que Ovar continuará a ser do agrado dos amantes das corridas populares, bem como dos atletas de Elite que continuam a presentear a Meia de Ovar com a sua ilustre presença.

A crise económica generalizada é um obstáculo para o vosso trabalho? Como é que tentam contornar esta questão?
É verdade. É um facto inegável. Tentamos ultrapassar essencialmente com a constante procura de novos apoiantes e com um rigor muito apertado no cumprimento do nosso orçamento.

Com que tipo de apoios é que podem contar para as vossas iniciativas?
Ao nível de apoio financeiros, só existem duas fontes, os apoios oficiais e a publicidade angariada através de várias empresas No apoio logístico temos o contributo de várias coletividades do concelho e não só e de várias pessoas que individualmente se
disponibilizam para colaborar connosco.

Quantos atletas tem o AFIS, nos seus diferentes escalões?
O AFIS atualmente conta com 40 atletas desde o escalão de Benjamins até ao escalão de Veteranos.

Os atletas do AFIS têm alcançado excelentes resultados nas provas em que participam. Quer destacar algum?
Na época anterior o nosso atleta António Vieira foi Campeão Nacional de Veteranos no escalão de VET 55 em 800 e 1500 metros em Pista.
Destaco também todos os que apenas terminando, participam e envergam a camisola do AFIS e alguns já o fazem desde a fundação do clube. A paixão demonstrada pelo AFIS e pela modalidade ao longo de tantos anos é também um motivo a destacar.

O primeiro Banho do Ano é outra das iniciativas emblemáticas do AFIS. Este ano como vai ser?
O primeiro Banho do ano 2013 vai ser dentro dos moldes habituais e certamente será mais uma iniciativa que levará muitos curiosos até ao Furadouro. Os atletas partem do Alto Saboga às 9:30 e os Caminheiros às 09:00, ambos em direção ao Furadouro. O equipamento pode ser desportivo, mas também há quem opte pelo traje carnavalesco. Chegados ao mar escolhe-se a melhor zona da praia, pois o nosso mar nem sempre está tranquilo. Temos o acompanhamento e a vigia dos Bombeiros Voluntários de Ovar.
Após o prometido banho o AFIS oferece Bolo-rei e um Vinho do Porto. É justo que o desgaste do banho seja compensado com as energias necessárias para o regresso a Ovar, novamente em passo de corrida em convívio.

Envie uma mensagem para o novo ano.
Desejo que o Ano de 2013 seja realmente um trampolim para um futuro melhor. Para os atletas do AFIS um Ano cheio de provas e sem lesões. Para todos os sócios e amigos, muita saúde.”

In Ovarnews.com, 31 de dezembro de 2012

Copyright © 2020 AFIS/Ovar - Todos os Direitos Reservados

Webdesign by MDigital Agency